LIVROS

 

 

Livros da Instrução Primária do tempo do Estado Novo, que passavam de pais, para filhos, e que perduraram até ao ano lectivo de 1975/76 “ início da democracia “.

Livro da Primeira Classe incluía, Leitura e Aritmética.
Livro da Segunda Classe: incluía, Leitura e Aritmética.  

Livro de Leitura da 3ª. Classe.  

 

Livro de Leitura da 4ª. Classe.

(ambos continham o mesmo texto)

 
Livro de Gramática Portuguesa da  2ª., 3ª. e 4ª. Classes  

Livro de História da 4ª. Classe.  

Livro de Ciências Geográfico-Naturais

da 4ª. Classe.

 

Livro “caderno” de Pontos de Exame de Aritmética para 4ª.Classe  

 

Diploma da 3ª Classe

Mapa Escolar

Serie Escolar Educação

 

Obs:( Todos estes livros tinham dimensões e espessuras muito reduzidas (desde : comp. 14,5 cm x  largura 10,5 cm  a  24,5 cm  x 18,5 cm) , e a  maioria,   transportava-os para a escola numa sacola de pano, que substituía a pasta, sendo esta, só acessível, aos mais endinheirados. - Alguns livros foram gentilmente cedidos pela Dª. Helena Castro Fontoura).

 

 

Planisfério Escolar

(Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné, São Tomé e Príncipe e “Índia: Goa Damão e Diu”)

 

 

 

Quadro de ardósia escolar (de parede), onde professores e alunos escreviam e faziam exercícios com giz.

 

 

 

                                                                                                         

Lousa e Ponteiro de ardósia, que os alunos utilizavam para escrever e fazer as contas de aritmética com “mais frequência até à 2ª. Classe” e que a maioria, apagava com os punhos das mãos ou com as mangas da roupa. Na 3ª. e 4ª. Classes , já era utilizado o caderno, também conhecido por sebenta.

 

 

 

Pena Escolar: Era obrigatóriamente utilizada na escrita pelos alunos da 1ª.e  2ª. classes, possuindo as secretárias já tinteiros para este efeito. Era um estragar constante de aparos e de papel de mata-borrão. O lápis era utilizado para fazer os exercícios na sebenta.

A partir da 4ª. Classe, já se podia utilizava a caneta de tinta permanente,  e a esferográfica, ainda era uma miragem, nem nas provas do exame era ainda utilizada; Só a partir do 25 de Abril de 1974, foi autorizado esta ferramenta de escrita.

 

Mobiliário que existia na nossa Escola : Secretária do Professor (a) e Carteiras dos Alunos -suspenso na parede - encontravam-se : Quadro de ardósia ; Mapa de Portugal; Mapa do Mundo-Planisfério, - ( que só servia para estudar as nossas províncias ultramarinas “de então” )  -  ; Crucifixo e Fotografias do Presidente da República e do Chefe do Estado/Governo, também conhecido pelo Presidente do Conselho.