BIOGRAFIA  FOTOS  VÍDEOS  MUSICAS  SAÍDAS  RECORTES DE JORNAIS E CERTIFICADOS  ELEMENTOS
 

        GRUPO DE CANTARES "MEMÓRIAS DE SANTA VALHA"

N.I.F : 508333237

     ( Fundado por Escritura Pública   de 27-11-2007, Publicada no Portal da Justiça de 2007-12-10 )

                

 

 

 

 

 

 

 

 

 

BIOGRAFIA DO GRUPO:

Por iniciativa de Felisberto da Mata, realizou-se em 01/05/2005 na nossa aldeia, uma pequena festa destinada a comemorar o “Dia da Mãe”, que em Portugal se festeja todos os anos no primeiro domingo do mês de Maio.

Para esse efeito, o senhor Felisberto, entendeu, que seria oportuno e até engraçado, convidar um grupo de mulheres, todas elas de mais de meia-idade, para lhes ensinar umas cantigas, a fim de fazer parte do reportório da festa.

No seguimento desse evento e porque a actuação que tinham feito foi muito bem acolhida por toda a comunidade, o mesmo grupo, composto por 12 senhoras, reuniu entre si, incentivadas e apoiadas por várias pessoas da comunidade, para discutir da possibilidade e disponibilidade para se organizarem como associação cultural, tendo somente a intenção de reavivar memórias e cantar cantigas antigas, que se cantavam outrora na freguesia por homens e mulheres, não só em dias de descanso, como também em trabalhos no campo, para esquecer a sobrecarga da jorna de sol-a-sol.

Foi então, a partir dessa data, constituída “verbalmente” a associação e se deu início à sua actividade cultural, ainda com algum apoio de Felisberto, mas só nos primeiros ensaios, tendo em conta que se tratava de uma pessoa mais vocacionada para outras actividades culturais. Também a Junta de Freguesia foi muito importante, particularmente na oferta, entre outras, do fardamento para actuação em eventuais eventos que o grupo de cantares viesse a participar, não esquecendo, é claro, outros donativos e ajudas várias de particulares.

Inicialmente foi constituída uma Comissão Administrativa, presidida por Aida Pereira da Mata, que, para além de líder, era ao mesmo tempo ensaísta, em virtude do jeito que sempre conservou para estas tarefas. A maioria das cantigas do reportório (letra, música e melodia) foi-lhe ensinada por sua mãe, Maria Cândida dos Santos (conhecida na aldeia como Srª. Quinhinha), falecida em Fevº. de 2007 com 91 anos de idade, que também teve, ao longo da sua vida, certo jeito melódico para cantar cantigas populares antigas que fizeram parte do seu e do nosso passado, continuando a manterem-se vivas na actualidade e a fazerem parte da nossa identidade cultural. Era na realidade uma Senhora de muita afabilidade, de excelente memória e até de humor, que nos deixou nostálgica saudade na sua convivência.

Pela Comissão Administrativa inicial, foi aprovado a denominação do grupo, com o nome: Grupo de Cantares “Memórias de Santa Valha”, as cores e modelo a utilizar em vestuários de cerimónia para as futuras atuações, sendo as cores bordeaux e preto as eleitas, e ainda, a cor rosa-claro e referências da bandeira, sendo esta, futuramente, o logótipo/símbolo do grupo. Mais tarde, 27-11-2007, foi lavrado em Cartório Notarial a escritura pública de constituição com o estatuto de Colectividade Cultural sem fins lucrativos, bem assim como eleitos os primeiros Corpos Sociais, com Cândida Rocha Santos a presidir na Direção e admitidos os primeiros sócios.

Todavia, a partir do ano de 2006 e por razões contrárias à sua vontade, o Grupo começou a festejar o dia do aniversário, não na data da sua fundação (01 de Maio) ou no dia comemorativo inicial (Dia da Mãe), mas sim no mês de Junho, fazendo coincidir esta com o domingo mais próximo das comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

São estes os 12 elementos iniciais do Grupo: Cândida C. N. Rocha Santos; Ainda Santos Pereira Garcia da Mata; Olga C. Polide da Mata; Helena Mota Teixeira, Helena Castro Fontoura Lopes; Alzira da Conceição “Cardoso”; Marta da Assunção Teixeira Ribeiro; Arminda Maia; Maria Helena Barrosão; Cândida Augusta Dias Alves Fernandes; Elsa Cardoso e Julieta Fernandes da Mata. 

Porta - Estandarte: Jéssica Patrícia A. Fernandes - Madrinha da Bandeira: Maria Luiza Atanázio.   

Santa Valha, 18 de Fevereiro de 2008

Autor: Amílcar Rôlo  - ( Nota: Dados colhidos junto de elementos do Grupo.)